A maquininha de cartão é um equipamento desenvolvido para facilitar a venda de produtos e serviços. Ela se conecta às contas bancárias dos usuários para possibilitar o pagamento.
Para usá-la, é necessário possuir uma conta bancária vinculada a um cartão de débito ou crédito. Após a conexão, o usuário deve informar o valor da operação e realizar o pagamento com o cartão.
Uma das vantagens da maquininha de cartão é a segurança, pois não é necessário informar nenhum dado bancário ao lojista responsável pela operação. A informação é passada diretamente via aplicativo, facilitando e deixando ambas as partes mais seguras.
Para a operação correr sem problemas, a maquininha usa chip avançado e a tecnologia NFC (Near Field Communication) que permitem a conversação entre o dispositivo de pagamento e o cartão do cliente. Além de garantir o aproveitamento do serviço, isso evita fraudes e erros.
Em geral, a maquininha de cartão é uma das formas mais seguras e práticas de realizar pagamentos usando cartões. Ela se mostra eficaz e prática para lojistas e clientes, garantido mais segurança às operações e permitindo transações em segundos.
O processo de cobrança com uma maquininha de cartão consiste na aquisição dos cartões de débito, crédito e outras formas de pagamento, necessários para realizar as transações. Mais tarde, o proprietário deverá assinar um contrato com uma administradora de cartão para aceitar este meio de pagamento.
Após realizar o processo contratual e quando o comerciante estiver pronto para aceitar o cartão, o usuário precisará inserir o cartão na maquininha e informar o valor do pagamento que será debitado da conta.
A administradora de cartão, utilizando a rede de comunicação de dados das bandeiras de cartão, leva a informação para a respectiva instituição financeira. Em seguida, a administradora recebe a confirmação da transação do usuário e devolve a informação no próprio dispositivo.
Se a transferência da transação for permitida, a administradora disponibiliza na tela do dispositivo a autorização e imprime na comprovante de pagamento. Por fim, o pagamento é processado e a conta do usuário é debitada.
Veja mais:
Tudo Sobre – Maquininha de Cartão Mercado Pago?
Tudo sobre maquininhas de cartão PagSeguro